sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Como funciona -1-...seu celular


 
Telecomunicação móvel funciona usando o princípio da rede celular.

Cada célula possui uma estação-base que assegura a ligação por ondas hertzianas com o telefone situado na sua área de cobertura.
A estação base se constitui de uma unidade de comando e muitas antenas emissoras e transmissoras geralmente fixadas numa base de cimento ou metálica, destinada especialmente a este fim.

As estacões são ligadas à central por uma linha telefônica convencional ou por um feixe de ondas hertzianas (ondas eletromagnéticas utilizadas na radiofonia).
Quando você se movimenta e seu celular deixa o raio de ação de uma célula, a ligação se estabelece automaticamente com a estação (célula) subsequente.

O tamanho da célula é decidido na ocasião da instalação da rede, em função do número de usuários previsto. Se a estacão base estiver situada numa área rural e seus usuários forem poucos, as células também serão pequenas (de 1 a 4 km de raio de alcance).
Nas grandes cidades as células são grandes (300 a 400 m de diâmetro) em função da utilizacão massiva.

O sinal radioelétrico da estação base deve ser bastante potente para permitir que um celular em limite de célula possa ser utilizado.
Se os celulares situados no interior de uma mesma célula forem usados muitas vezes e em chamadas demoradas, a estacão-base ficará sobrecarregada e a ligacão será enviada a outra estacão base de potência mais fraca.
Com a vulgarização da telefonia celular, as estacões-base estão ficando cada dia menores.

Como funciona seu telefone celular?
Você aciona sua agenda digital,clica o número desejado de outra pessoa que usa também um celular. 
Você disca o número. Seu telefone estabelece comunicação com a estação base mais próxima do local onde se encontra esta pessoa.
A estacão base “pergunta” à central principal de telefonia celular onde está registrado o número procurado: onde está a pessoa?
Se o celular da pessoa chamada não estiver desligado é possível localizar em qual área de célula o usuário se encontra no momento da chamada. Estabelecida a ligação com a estação-base correspondente, ela transmitirá sua conversação através de ondas hetzianas


Telefonia analógica e digital 
Os raios de alta frequência são utilizados como suportes de informacão. Uma conversa ao celular ou um fax é “gravada” sobre uma onda portadora.
Este procedimento se chama modulação. Lendo o sinal de alta frequência modulada, o celular receptor está em condição de receber a informacão do transmissor.

Um sistema de transmissão analógico permite que a frequência das ondas seja trocada facilmente.
O sistema, tal como é usado na França (GSM), por exemplo, transmite a informacão digitalizada em ondas “pulsantes”, consiste numa sequencia de 0 e de 1.
Estas séries de números são “gravadas” (como a música num CD) num sinal de alta frequência. Chegando ao receptor, são decodificadas e traduzidas em sinais analógicos.

O sistema muda nos diferentes países, mas o procedimento básico é o mesmo.
Os celulares e as estações-base emitem sinais entre si para que muitas pessoas situadas no alcance da mesma célula possam telefonar ao mesmo tempo.


Quando seu celular estiver ligado recebe, em intervalos regulares, sinais de controle da estação base correspondente e transmite uma espécie de “mensagem de presença” também em intervalos regulares (de cerca de 20 minutos). ************************************************************************

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados