sábado, 28 de outubro de 2017

500 Anos da Reforma Luterana




 
31 de outubro de 1517- Publicação de  95 propostas de Martinho Lutero  na porta da Igreja do Castelo de Wartburg- onde estava escondido ,  contra diversos postulados da doutrina da Igreja Católica Romana.

Foi o ponto de partida para uma reforma em profundidade ,apoiada tanto por religiosos europeus como pelos  governantes da Alemanha,Suíça,Países Baixos,Reino Unido,Escandinávia,Países Bálticos e Hungria.
A Reforma Protestante diividiu  a chamada   Igreja do Ocidente entre  católicos romanosreformados ou protestantes, originando-se o protestantismo 

O Cincílio de Trento ,realizado de 1545 a 1563 e 19º concílio ecumênico da Igreja Católica,   convocado pelo Papa Paulo III,atrasado e muitas vezes interrompido por divergências, iniciou um movimento de resposta que ficou conhecido como Contrarreforma.  
Trezentos anos depois,no Concílio Vaticano II,o Papa João XXIII confirmou os preceitos do Concílio de Trento, reconfirmados pelo Papa Paulo VI.  
*******

Antecedentes
O movimento da Reforma não aconteceu de um momento para o outro . Alguns historiadores modernos  datam  o desejo de mudaança do tempo do Imperador Constantino e do Edito de Milão  , promulgado a 13 de junho de 313   assegurando a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, extensiva a todo o território do Império Romano.

Historiadores protestantes  acreditam que "o cristianismo ocidental tinha   intenções de reforma desde o século XII,sinal de que a estrutura da igreja medieval não duraria para sempre". 

A esses movimentos,  se juntou a Reforma  e são  chamados de "Primeira Reforma".   
Os primeiros reformadores durante a crise que caracterizou o Grande Cisma são dois: John Wycliffe (1324 - 1384)
 Inglês, professor de teologia na Universidade de Oxford.  denunciou várias irregularidades cometidas pelo clero e do papado, negou ao papado poder de guiar a igreja e a vida dos fiéis.
Apoiou o   casamento dos padres  e encorajou os fiéis a interpretar livremente a Bíblia.  
O outro foi John Huss (1369 - 1415) checoslovaco, professor da Universidade de Praga, era um propagador  das idéias reformistas de Wycliffe.  
Pregou na região da Boêmia, até que foi julgado como  herege e queimada no fogueira. 
 Esta morte desencadeou uma Guerra Santa que durou cerca de 17 anos. 

**** 

Martin Luther nasceu 10 de novembro de 1483 na Alemanha, em Eisleben. Estudou Direito na Universidade de  Erfurt. Em 1505, quase atingido por um raio em tempestade violenta, fez promessa de se tornar um  monge. Entrou no convento dos agostinianos. Foi ordenado em 1507 e tornou-se doutor em teologia em 1512. 
 Deixou de ensinar teologia em Wittenberg, cidade do príncipe Frederico e  começou a criticar abertamente a partir de 1517, devido à venda de indulgências,que fariam o pecador escapar do purgatório.  As indulgências eram apresentadas como  uma espécie de passaporte para o céu,um perdão fora dos sacramentos, total ou parcial.
 Ao comprá-las, o fiel se livrava do purgatório. Os recursos recebidos  e a concepção deste marketing religioso idéia de  Johann Tetzel  ,levaram  Martinho Lutero  a escrever suas 95 Teses.
Sem negar ao Papa ou `a Igreja  o direito   de conceder perdões e penitências,afirmou que "as indulgências não levariam a alma diretamente ao céu,  pois, segundo os cânones da Igreja, os pecados deviam ser  expiados e pagos na presente vida."


Na verdade, firam utilizadas para financiar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma. 
Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 1521. 

príncipe Frederico, o Sábio, o convidou  a se  instalar o castelo de Wartburg. Lá, Lutero pode continuou o seu trabalho de estudo e tradução da Bíblia.  
Enquanto isso, em Wittenberg, defensores Luther quiseram  ir mais longe na reforma da Igreja atacando sacerdotes e saqueando igrejas. Lutero interveio para acalmar os ânimos.
***
 


Em 1525, muitos camponeses revoltados no sul da Alemanha, em nome das idéias de Lutero, pediram que os príncipes agissem para restaurar a paz civil. A Guerra Camponesa foi um episódio sangrento. 
Também 1525, Martin Lutero se casou com a ex-freira Catherine Bora. O casal teve seis filhos. 
As idéias reformistas  ganharam  terreno e resultaram na Confissão de Augsburgo, apresentada a Charles V em 1530. 

O Imperador se recusou a aceitar, querendo manter a fé católica e ordenou que todos retornassem à Igreja Católica.  

Mas já era tarde demais, vários príncipes alemães expandiram a doutrina na Europa renascentista. 
Em particular, os governantes escandinavos e anglo-saxónicos e a Reforma  se desenvolveu na França, apesar da oposição do rei. 

Lutero morreu em 1546, considerado o pai do protestantismo, e reconhecido como um dos maiores teólogos do seu tempo.

 
 ****


*Os pontos  fundamentais da Reforma Protestante são os "Cinco Solas"
 (da Wikipedia)

Cinco solas são frases latinas  que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Romana. A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos ensinamentos da então dominante Igreja Romana, a qual tinha, na mente dos reformadores, usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa
 Hino "Castelo Forte é nosso Deus", da autoria de Lutero,considerado  "A Marselhesa da Reforma "
 https://www.youtube.com/watch?v=_c6JQII6OxE
 

Filme "LUTERO" (2003) dublado  em português
Joseph Fiennes no papel-título
Clique no link abaixo

 https://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps

****************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados